terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Vale muito a pena ver esse video!

YouTube - Joseph Pilates Reformer by Jean-Claude Nelson

Por que o Pilates é tão bom para as gestantes?


 

Muitas mulheres acreditam que o Pilates seja um dos melhores exercícios para se fazer durante e depois da gravidez. E elas estão corretas.
Uma das principais razões que torna o Pilates tão bom para as gestantes, é porque ele é uma atividade física de baixo impacto e ótimo para auxiliar no fortalecimento dos músculos centrais do corpo. Se o abdômen, as costas e o assoalho pélvico estão tonificados, eles suportarão com mais conforto e resistência o período de gestação e a hora do parto.
A capacidade de adaptação dos exercícios também é um fator importante que torna o Pilates a atividade física predileta das grávidas. A maioria deles pode ser modificada de acordo com cada fase da gravidez para permitir exercícios mais suaves ou focados em determinada área do corpo.
Além disso, o Pilates também é famoso por ajudar as novas mamães a recuperar a forma física que tinham antes da gravidez.
É sempre importante relembrar que, antes de iniciar qualquer atividade física, a mãe procure por orientação médica. Se ela nunca fez Pilates antes, é interessante que procure por uma turma de Pilates no Pré-Natal, ou então um instrutor que possa lhe dar total atenção durante a prática dos exercícios.
Pilates não aumenta a pressão sobre as articulações ou sobre as costas. Na verdade, as costas serão fortificadas, assim como o estômago e os músculos ao redor da região pélvica – o que permite uma mais fácil gestação, ao parto e recuperação.
Confira como os exercícios de Pilates pode ajudar em cada fase da gestação:
Pilates no primeiro trimestre de gravidez
Nos primeiros três meses de gestação, as mudanças nos hormônios podem fazer com que a mulher se sinta exausta e com náuseas. Contudo, exercícios leves podem ser feitos e, muitas vezes, podem realmente energizar o corpo e fazer com ela se sinta melhor fisica e mentalmente.
Pilates no segundo trimestre de gravidez
O segundo trimestre é, para a maioria das mulheres, a parte mais fácil da gravidez. Embora o corpo esteja mudando e se expandindo, os níveis de energia são geralmente elevados, e é aí que os exercícios devem ser maximizados, para proporcionar todas as vantagens do treinamento para os meses seguintes.
Pilates no terceiro trimestre de gravidez
No terceiro trimestre, as mulheres tendem a se sentir pesadas e com a constante sensação de desconforto. Os hormônios começam a se projetar para afrouxar as articulações do quadril podendo causar dores nas costas. O peso adicional do bebê pode modificar a noção de equilíbrio, as penas podem ficar inchadas e varizes podem se desenvolver. O Pilates ajuda a todas estas condições associadas à gravidez, reforçando os músculos centrais que, por sua vez, levam à melhora da postura e da circulação.
Trabalho de Parto
A melhora no tônus muscular e na circulação, obtida através da prática do Pilates também será de valor durante o trabalho de parto. Uma circulação melhorada permite uma maior oferta de oxigênio para o útero e torna o parto menos sofrido para o bebê. E, claro, as técnicas de respiração utilizadas no Pilates podem ajudar com o controle da respiração durante o parto.
Fonte: http://www.pilates.co.uk/

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

As vantagens do Pilates para os homens

 

Exercicio Reformer 
Fonte: Stott Pilates™

É de conhecimento geral que a prática do Pilates é tipicamente adotada por mulheres, sobretudo por ser um exercício físico relaxante. No entanto, os homens, cada vez mais cientes das vantagens que os exercícios do Pilates proporcionam, também tem aderido a prática.

O Pilates proporciona uma enorme variedade de benefícios que são considerados essenciais para os homens, dentre eles, o condicionamento físico.  O método Pilates incentiva o fortalecimento dos músculos abdominais mais profundos e o desenvolvimento muscular em geral num curto tempo e de forma equilibrada. Além disso, ainda nos aspectos físicos, ele melhora a resistência, flexibilidade e postura do praticante.

A melhora do sexo também está na lista de benefícios! O Pilates também lida com a musculatura pélvica, dando um maior controle da área, o que proporciona o aumento do prazer sexual.

Para os esportistas, a vantagem está na prevenção de lesões. Com a musculatura de barriga e abdômen mais alongada, é possível melhorar o controle do corpo reduzindo o risco de contusões. O método Pilates vem sendo trabalhado por jogadores de futebol que visam:

• Criar a força do núcleo para uma maior eficiência e durabilidade;
• Criar músculos longos e resistentes sem volume adicional;
• Aumentar a flexibilidade e a amplitude de movimento;
• Restaurar a postura natural e o alinhamento do corpo;
• Melhorar a estabilidade e o equilíbrio;
• Corrigir os desequilíbrios do corpo reduzindo o risco de lesão;
• Aumentar a resistência através de técnicas de respiração correta.

Fonte: educacaofisica.com.br
VN:F [1.9.3_1094]

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

10 Motivos para amar Pilates

 

Pilates

“10 motivos para amar Pilates” é um texto de uma aluna de Pilates que, enquanto sentia as dores de uma aula intensa, refletiu sobre os motivos que a levavam a continuar praticando os exercícios.

1 – Sem suor: ainda que alguns movimentos sejam bastante intensos, é raro que eu transpire durante uma aula de Pilates.
2 – Você pode fazer qualquer coisa em oito séries: diferente de alguns exercícios rotineiros, o Pilates é de movimento contínuo. Sempre que eu sinto as dores de um exercício, eu me conforto em saber que isso acabará em alguns instantes e será hora de trabalhar uma nova musculatura, deixando os outros músculos descansarem um pouco.
3 – Tédio? Que tédio?: por conta da diversidade dos exercícios, eu nunca fico entediada durante a aula.
4 – Ajustável: de iniciantes à experts, quase sempre há algo pra todo mundo numa aula de Pilates. Quase todos os exercícios podem ser regulados para atender sua necessidade.
5 – Super tonificado: se músculos grandes não são a sua praia, você está com sorte. O Pilates apenas ajuda a tonificar o que você já tem.
6 – Flexibilidade: o simples alongamento do corpo vai ajudar a torná-lo mais flexível.
7 – Força: através de exercícios de resistência, os músculos vão se fortalecendo.
8 – Tanquinho: o Pilates é focado no âmago, o que ajuda a esculpir os músculos do abdome.
9 – Altura: enquanto alguns tem dificuldades de acreditar, fiéis estudantes de Pilates ganharam altura através dos exercícios de alongamento. Mas eu não sei se todo esse foco na postura com certeza fará com que você se sinta mais alto.
10 – Diversão: ainda que nem todos os exercícios façam com que você pule de alegria, há alguns, como um em que você tem de imitar uma foquinha, que são muito divertidos!
São bons motivos, não são?

Academias investem em aulas antiestresse em SP

Modalidades pretendem trabalhar o corpo com o relaxamento da mente.
Em uma delas, exercícios combinam BALÉ e PILATES

Juliana Cardilli Do G1 SP

Aula combina exercícios do pilates e do balé (Foto:
Divulgação)

Em meio aos compromissos de trabalho, estudos e família, fazer exercícios acaba se tornando uma obrigação para muitas pessoas, um horário na agenda a ser cumprido sem muita alegria diariamente. Para a atividade física não se tornar mais uma fonte de nervosismo no dia a dia das pessoas, academias de São Paulo estão investindo em atividades que têm como benefícios, além da melhoria do corpo, o relaxamento e a diminuição do estresse.
Na rede de academias Bio Ritmo, isso é feito de maneira lúdica – e tem como alvo principalmente as mulheres. Na aula de Xtend, os alunos se exercitam utilizando os princípios do pilates e do balé clássico. Em barras de balé e com elásticos e bolas utilizados no pilates, glúteos, pernas e abdome são bastante cobrados. Tudo isso invocando um velho sonho das mulheres quando crianças: ser bailarina.
“Ao final da aula, o que as alunas mais comentam é que é muito legal trabalhar na barra, voltar a uma atividade que fazia com prazer. Quem nunca teve a oportunidade de vivenciar a aula de balé pode ter um gosto. O contexto emocional chama mais atenção das pessoas”, diz o líder técnico Saturno de Souza.
Por não usar os movimentos coreográficos do balé – apenas as posturas, assim como do pilates –, a aula fica mais acessível. “Geralmente é bem concorrido, tem que chegar mais cedo para tirar a senha. É uma aula divertida, ajuda a desestressar do dia a dia. Eu saio ao mesmo tempo relaxada e sentindo o efeito do exercício. Trabalha a musculatura do corpo inteiro, além da postura. E fazer o exercício na barra foi a melhor sensação, dá até vontade de fazer balé clássico mesmo”, conta a advogada Martha El Debs, de 29 anos, aluna da modalidade.
Segundo o professor, apenas um homem já participou da aula – e não retornou para a seguinte. Entre as mulheres, entretanto, a atividade disponível apenas na unidade da Avenida Paulista é um sucesso. Em outubro, a academia pretende implantar a atividade em outras quatro unidades. A aula é indicada para qualquer pessoa que possa fazer uma aula de ginástica localizada, mas a procura maior é por mulheres de 25 a 45 anos.









Na aula de Axis, foco é o alinhamento da coluna (Foto: Juliana Cardilli/G1)
Postura e correção da coluna

Para quem busca algo ainda mais relaxante e quer se livrar das dores nas costas que atingem quase todas as pessoas atualmente, a Companhia Athletica realiza uma aula que tem como foco o trabalho corporal e o alinhamento da coluna. Chamada de Axis, a atividade foi desenvolvida por uma professora de pilates da academia, e só é contraindicada para gestantes e pessoas com próteses na coluna.
“É uma aula voltada para a postura, a coluna, para relaxar. É totalmente antiestresse, não trabalha só o físico, tem o mental também. Para relaxar o corpo é preciso relaxar a mente”, afirma o professor Marcelo Ramos.
A aula possui três etapas: alongamento, automassagem usando o peso do corpo, para melhorar a circulação, e relaxamento e espaçamento da coluna. “Hoje todo mundo tem algum problema de coluna. E todos que fazem a aula voltam, pela questão de se sentir bem. Eu tento fazer com que os alunos se desliguem. Trabalho muito auditivo, para desligar da correria.”