Como identificar um bom professor de pilates?
Como identificar um bom professor de pilates é uma preocupação de muita gente. E com razão!
Com a popularização do método proliferaram-se cursos de formação e com isso aumentou-se muito a oferta de professores especializados em pilates, nem sempre bons. O resultado disso pode ser desastroso.
Contudo apenas uma boa formação pode não bastar, então preste atenção nas dicas a seguir:
Agende uma aula experimental e preste atenção nos seguintes aspectos:
Antes de iniciar o profissional deverá conversar com você explicando sobre o método pilates e procurando saber sobre eventuais problemas de saúde e limitações. - Preferencialmente você deverá experimentar todos os equipamentos, afinal trata-se de uma aula experimental, mas o profissional deve alertá-lo de que nem toda aula usa-se tudo.
- A aula deve ser estruturada com aquecimento, parte principal e volta a calma.
O profissional deverá explicar qual o objetivo de cada um dos exercícios. Pergunte sempre que tiver dúvidas e se estiver inseguro na realização de qualquer exercício, diga que prefere não fazer. Cabe ao profissional fazer as devidas adaptações e substituições. - Antes de qualquer exercício o profissional deve solicitar que organize seu corpo, dando dicas verbais e por vezes táteis sobre o seu posicionamento.
- Você deverá receber feedback sobre a execução dos movimentos durante a aula estejam eles corretos ou não, incluindo a respiração.
- O pilates prima pela qualidade e não pela quantidade. Os exercícios deverão ser realizados com o objetivo de chegar à perfeição na sua execução, portanto é preferível fazer duas repetições bem feitas, do que 10 mal feitas.
- Pilates não se trabalha em séries.
- O profissional deverá respeitar a sua condição física, adequando os exercícios às suas necessidades e sua capacidade de executá-los.
Você fez a aula experimental e aprovou o profissional, então fique atento pois tudo o que foi descrito do ítem 3 ao 10 deverá ser mantido em todas as aulas e ainda:
- É desejável que se faça uma avaliação física específica antes de iniciar, quando as aulas forem individuais ou em grupos pequenos.
- Aos poucos deve haver uma evolução no nível de dificuldade dos exercícios
- A seleção dos movimentos deve contemplar seus objetivos e suas necessidades
- É desejável que seja feito um registro das aulas
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